WhatsApp: (21) 99511-2015

Telefone: (21) 3032-0997


Tomar Sol e Saúde dos Olhos

O médico oftalmologista Dr. Gustavo Bonfadini foi entrevistado pela TV Brasil e orientou sobre cuidados com a visão durante a exposição solar:

 

Entenda por que os olhos pedem cuidados quando você está exposto ao sol, e é importante prestar atenção às lentes dos óculos de sol que você escolhe para proteger os olhos do sol.

Em regiões de muito sol como no Brasil, os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficar mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (a formação de uma membrana sobre o globo ocular). Portanto a importância dos óculos de sol, artigos que, desde sua invenção, se tornam cada vez mais populares no mundo.

Os óculos de sol são utilizados tanto para fins estéticos como para providenciar melhor conforto visual, eles devem apresentar uma característica importante, porém muitas vezes negligenciada na hora da compra: a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Tal proteção solar deve ser atestada e adequada para barrar, de fato, os efeitos nocivos do sol.

Caso as lentes escuras não tenham a capacidade de impedir a chegada da radiação, o perigo é ainda maior. O uso de óculos de sol de origem duvidosa, como aqueles acessórios falsificados vendidos por aí, pode levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos.

 

Por quê? O olho humano possui mecanismos de defesa naturais contra a luminosidade, como a contração da pupila e o fechar da pálpebra. As lentes escuras inibem tais mecanismos, de modo que, se elas não tiverem as qualificações necessárias para resguardar a visão, os raios solares irão atravessá-las e afetar o globo ocular de forma ainda mais severa do que na ausência dos óculos de sol.

View Video

Outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioleta são aquelas de óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm um componente químico que, ao entrar em contato com a luz solar, se decompõe. Assim, essas lentes mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.

Por essas e outras, além das consultas regulares ao oftalmologista, é fundamental que, na escolha dos seus novos óculos de sol, você verifique sua qualidade e certificação. É o jeito de evitar problemas oculares no futuro.

View Video

Visite a página no Instagram Dr.Gustavo Bonfadini: https://www.instagram.com/gustavobonfadini/

Visite a página no Facebook Dr.Gustavo Bonfadini: https://www.facebook.com/pages/category/Doctor/DrGustavo-Bonfadini-358660714622734/

COMPARTILHE o vídeo e ajude outras pessoas com estas informações!

Lembre-se: Este texto tem como objetivo informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso do problema nos olhos. Portanto, evite a auto-medicação e procure sempre o seu médico.

Autor: Dr. Gustavo Bonfadini

Leia também:
Catarata; Olho Seco;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima